Quando foi que o Papai Noel Fez Dieta?

Não sei se vocês notaram, mais de uns anos para cá até o bom velhinho perdeu uns quilos e ganhou um novo perfil, talvez o papai Noel, tenha aderido a um estilo de vida mais saudável (rsrsrs) parou de tomar chocolate quente para aquecer o corpo do frio e está tomando uns shakes de Whei Protein.

Essa foto é do papai Noel de um shopping no Canadar, desde 2013 ele faz a campanha de Natal

Apesar da minha brincadeira, resolvi fazer esse texto, porque recebi a postagem do shopping local com a chegada do Papai  da Mamãe Noel, a primeira coisa que notei nas fotos foi o casal magro que substitui o par de velhinhos gordos e caricatos dos natais da minha infância, fiquei pensativa porque de uns cinco anos para cá entramos no pico da era saúde sinônimo de corpo magro, e a sociedade saiu reduzindo tudo a peso ideal, incluindo o coitado do casal Noel.


Para não me sentir fantasiando coisas, pois apesar de ter clareza de pensamentos, nossas falas são tão questionadas que preciso conferir tudo que penso, fui fazer uma pesquisa de imagens de papais Noel nos últimos anos e pude confirmar que não era apenas um pensamento solto dentro da minha cabeça.

Se existia uma das poucas figuras que não mostrava o gordo de forma negativa essa era a figura do papai noel, e é engraçado pensar que por tanto tempo o Noel foi gordo que pessoas gordas de roupa vermelha eram sempre apelidadas de papai ou mamãe Noel e não era por carinho ou associação as figuras de amor e bondade que remetiam ao casal, e sim porque era a figura gorda mais midiática que se encontrava nas lembranças das pessoas.


Sei que muita gente vai dizer, nossa que paranoica, lá vem mais mimimi de gorda, até do Papai Noel estão falando, sim estamos pasmem, e no meu entendimento sei exatamente que esses tipos de criticas visam exclusivamente desqualificar o discurso realista que trago aqui, é fácil se falar em paranoia, e mesmo muitos gordos vão dizer, nossa não é nada demais, e talvez não seja mesmo nada demais, para alguns, não que pra mim seja algo que vá mudar minha vida, apenas estou fazendo um analise de como a ideologia de magreza assumiu de vez o controle, que até os personagens mais marcantes de visibilidade global como é a figura do Papai Noel, foi moldada para atender o tal do padrão.

Se a figura do gordo está atrelada apenas a pejorativos e doenças, não caberia mais nesse mundo, um influenciador infanto-juvenil ser representado por um velho gordo, afinal de contas gordos não sobrevivem além dos 30 anos, logo chegar a idade do Papai Noel com obesidade e não ter tido nenhum derrame, AVC, Diabetes, seria impossível, quem dirá carregar um saco de brinquedos sem ter um ataque no miocárdio.
Esse é o Casal Noel de um dos shoppings mais populares aqui de Salvador, é são o motivo de eu ter escrito esse texto
Imagina que contradição contar a fabula de Natal em que o personagem principal é um senhor gordo, que trabalha o ano inteiro sem parar e ainda tem a ajuda de uma senhora também gorda ambos são idosos gordos saudáveis com atividade físicas regulares, e trazem alegria para o mundo.
Contar isso para as crianças modernas, fariam com que elas contestassem essa figura , moribunda e desnecessária que é o gordo de 2017.
É só pensar um pouco, raciocinar apaga a ideia de mimimi de gordo.

obs: Papai Noel sempre foi um cara branco, que quase nunca chegou nas periferias, então reflitam que até o acesso a fantasia é retirado dos lares negros.

Bjo da Gorda Milly Costa

Comentários