O que é Gordofobia, Isso existe?

Texto original 30 de novembro de 2015

Gordofobia é o sentimento de medo, não só do individuo gordo, mas da gordura, o medo irracional de se tornar gordo e assim se tornar aquilo que você repele, o medo de se transformar na figura do gordo, isso é lipofobia, a gordofobia vem da lipofobia.
Gordofobia é a repulsa, o nojo, o asco, o sentimento de raiva e  necessidade de afastamento do individuo gordo, da gordura e de tudo que a cerca.

Gordofobia é a forma de opressão, a pessoas com mais tecido adiposo no corpo, é a desqualificação e inferiorização dessas pessoas, baseada em critério único de que essa maior quantidade de gordura no corpo, incapacita, invalida, enfeia e emburrece essas pessoas.
Gordofobia é a negação da existência da pluralidade do ser humano, que pode ser ou não magro, é a invalidação da atuação de aspectos, de natureza genética ou ambiental que podem transformar o corpo humano em gordo ou magro.
Gordofobia é basear-se em especulações sobre a saúde de um individuo devido o seu corpo e, dar-lhe o titulo de doente, baseado apenas no fato do corpo dele ser gordo.
Gordofobia é a estruturação social que usa o peso do corpo, como sistema de corte em concursos públicos, em entrevistas para empresas privadas.
Gordofobia é não oferecer itens básicos como peças de vestuários, é a falta de acessibilidade em locais públicos.
Gordofobia é ganhar o status de doença epidêmica pela secretaria de saúde.ofensa-t-1Gordofobia é o olhar torto, que descrimina, é quando alguém se nega a ser amigo de uma pessoa porque ela é gorda, é quando uma pessoa gorda entra em uma loja e mesmo sem saber o que ela foi fazer, à atendente lhe diz que ali não tem nada para o seu tamanho.
Gordofobia é quando alguém diz que prefere morrer a ser gordo, é quando alguém diz que gordas fedem, não tomam banho, são nojentas, preguiçosas e sem amor próprio.
Gordofobia é quando o sistema de saúde, ignora os dados com tratamentos para os vários tipos de distúrbio alimentar, causados por pressão social para que exista um determinado biotipo padrão, mas propaga em rede nacional que gasta milhões com tratamentos para obesidade.
Gordofobia é a agressão verbal, escrita e física que  são desferidas para um individuo gordo, apenas por ele ser gordo, é o fato de uma pessoa gorda incomodar os demais apenas por estar presente em algum local.
Gordofobia é dividir pessoas em grupos de gordos e magros e escolher o lado magro como bom e o gordo como ruim, baseada apenas no tamanho de seus corpos.
Gordofobia são as milhões de mensagens, na tv, nas radio, nas revistas, nos aplicativos de celular, no spam do seu e-mail e em outdoor,  que te dizem que você precisa ser magra para estar saudável e todas te oferecem produtos para dieta e emagrecimento instantâneo.
Gordofobia é toda e qualquer piada, fala ou argumento que constrange e discrimina a pessoa gorda.
satirinhas-grávida-ou-gorda
Você ainda precisa se perguntar se gordofobia existe?

OBS: Porque não falamos de opressão estética e só de gordofobia?
Porque entendemos que o que chama de opressão estética é gordofobia estendida, estamos dizendo que magro sofre gordofobia?
O que estamos dizendo é que magro é COBRADO, para não engordar devido a gordofobia, se o magro tem medo de engordar, se o magro tem medo da gordura, se o magro faz de tudo para não ser gordo, porque ser gordo é ser o errado e isso é a definição de gordofobia, então o que é a opressão estética se não uma extensão da gordofobia através da cobrança ao individuo magro?
Estamos dizendo que não existe opressão estética?
- NÃO estamos dizendo que PELO NOSSO CONCEITO opressão estética é um outro nome que define os mesmos conceitos de gordofobia, só que em forma de cobrança, para o magro não se tornar gordo, por isso consideramos como gordofobia estendida.
Acreditar e dizer que a gordofobia não existe é negar a realidade e cobrir os olhos para a vida real.
Texto de Milly Costa
#ColetivoGordasLivres
Para criticas, reclamações, xingamentos, mandar beijo, agradecer, ou apenas dizer um oi. gordaslivres@gmail.com

Comentários