Alienação - Como a Sociedade Mata o Gordo

Postagem original 11 de setembro de 2015
A intolerância que você não consegue ver e aplica sobre você mesmo é uma das mais comuns de acontecer, se você der uma olhada em suas postagens nas redes sociais, se parar para ouvir as suas falas, verá que você é intolerante e gordofobico com você mesmo.
É muito comum ver gordos usarem frases gordofobicas e acharem super normal, e quando questionados, não julgam estarem fazendo nada demais, é que a percepção deixa passar com facilidade, coisas que se tornam repetitivas, é bem parecido com aquele ditado sobre a mentira, " a mentira dita varias vezes, torna-se verdade."
O mesmo acontece com frases e imagens gordofobicas, elas se espalham e são repetidas tantas vezes que muitos acreditam que aquilo ali não é nada demais, que é inofensivo e, que quem reclama é neurótico.
Vejam a palavra Gordice por exemplo, ela nem existe em nosso dicionaria e se existisse seria representada da seguinte maneira:

" Gordice - Referente ao gordo e seu mal habito alimentar;  Ação de comer descontroladamente de um gordo; Ato de empanturrar-se de comidas de forma abobalhada; Alimentar-se desesperadamente, com comidas calóricas e, engordar mais do que já está gordo; Ato ou ação de comer, do gordo, ingerindo sempre alimentos hipercalóricos resultante da necessidade de estar sempre comendo.
- Fazer gordice - Comparação com o ato, de comer feito um gordo. "

Olhando dessa maneira, parece algo bom de se  dizer sobre o gordo?
Acreditando que a resposta seja não, o que sendo colocando em pauta é que por falta de uma analise critica, das coisas que estamos dizendo, acabamos cometendo "infrações" contra nós mesmo e, ainda achando que se taguiar na rede social numa foto em que você come uma torta, com a teg #Gordice é algo muito legal.
Ainda nos falta o costume de pensar, esse lance de chamar o outro de chato de tentar acusar de politicamente correto, (como se agir decentemente fosse um crime, para ser acusável) é coisa de gente maldosa que usa de artifícios, que  traveste de opressão de humor para despejar seus preconceitos preconceitos.
Se a grande maioria de nós gordos começar a se dar conta das pequenas contravenções que cometemos contra outros gordos e contra nós mesmos, o nosso poder de argumentação seria melhor e nossa causa mais bem elaborada.
Precisamos por obrigação com nós mesmos, desenvolver uma percepção maior, ter a necessidade de analise critica sobre as coisas, falamos, pensamos e sobre as que postamos, já que interligamos nossas vidas as redes sociais. Então quanto mais gordos, postam coisas que desrespeitam o gordo, menos não gordos se sentirão motivados a entender que aquilo não é piada, já que o próprio gordo, não vê problema naquilo, porque os outros verião?
É muito, muito fácil cair na armadilha, como por exemplo a tag #VaiGordinha, primeiramente se chamar de gordinha já é uma escrotice em potencial, mas que relevamos e, entendemos por levar em conta a carga negativa que ainda não conseguiram retirar da palavra gorda, porem, e é muito bom lembramos do porem, ela não é usada  para apoiar a "gordinha" ela é usada para designar momentos relacionados a coisas que são ditas como próprias de gordo, ou para fugir das coisas de gordo, trocando em miúdos, usam a tag vaigordinha, quando é imagem de comida, imagem de alguém fazendo bobagem, alguém indo para a academia, alguém fazendo exercícios, alguém comendo coisas saudáveis querendo emagrecer,  ou comendo coisas gordurosas, denotando engordar.
Para exemplificar esse texto, fiz uma coletânea de imagens, que parecem engraçadas, que parecem elogios, mas que traduzem perfeitamente tudo que  foi escrito a cima.
11430125_412435728939072_7421405377316768262_n


<-- Você esta dizendo que, ser magra tem um valor tão grande, que se você fosse magra, não precisaria, ser bonita, inteligente, charmosa ou qualquer outra coisa boa, porque o simples fato de ser magra já te colocaria em um patamar acima dessas qualidades.

Screenshot_2015-09-01-11-34-17

<-- Você está afirmando que nenhuma gorda tem autoestima, afirmando a máxima da gordofobia que diz que todo gordo é incapaz de se amar, por isso a sorteada que consegue ter amor próprio, gera um fato tão inusitado no munda das gordas que se tornou uma rainha.
Screenshot_2015-09-01-21-42-25


<-- Prefira passar vontade do que se tornar gorda , você não vai quer ser, uma pessoa gorda.É a tipica comparação de gordura, com negatividade e, demonstração de como aceitar o gordo é algo fora do ideal social, por tanto não seja gordo e seja e será o tipo de pessoa que a sociedade aceita.
 

Screenshot_2015-09-01-09-47-30

<-- Você está dizendo, sou tão grande que não caibo em uma casa comum, então me comparar com uma mansão por seu tamanho maior é o mais correto.Comparação constante com formas e tamanhos para expressar o quanto o gordo é maior do que deveria ser e não cabe em espaços comuns no qual os não gordos cabem de maneira fácil.
11988309_10206531341275409_3183094195264308659_n



<-- Gordos não ficam bem em fotografias, nenhuma pose, ou angulo vai te cair bem.
Opressão em relação a beleza e forma do gordo com objetos redondos, negativa da beleza e da possibilidade de se estar bonita em algum momento.
11150746_714880161989457_5159869290880240514_n





<--Bem acho que essa aqui é recorde, a imagem da gorda com a fita métrica, dizer que é gorda, porque passa o dia inteiro comendo e, ainda dar parabéns aos fofinhos, é um atestado social de que gordo é comilão, é comprovar o o argumento escroto de que gordo é gordo porque come como se não houvesse amanhã.

Longe do academicismo, mas reafirmando a necessidade da interpretação de texto e do uso do raciocino, essas plaquinhas circularam e ainda estão circulando por toda a rede, e o mais problemático é que cada uma delas, foi retirada de perfis de pessoas gordas de dentro dos grupos plus size, fato que por se só justifica a necessidade da analise critica como ferramento para escapar da alienação incutida na cabeça dos gordos.
Milly Costa
#ColetivoGordasLivres
Para criticas, carinho,
envio de textos, colaborações
de todos os tipos ( gordaslivres@gmail.com )

Comentários