Assuma Seus Privilégios Sociais

Postagem original 6 de julho de 2016


É muito fácil falar em como o mundo está chato, sem piadas grosseiras de de engraçadas não tem absolutamente nada, quando se está em completa vantagem com a sociedade, quando você atende todos os padrões sociais vigentes.
Não sei se vocês já prestaram atenção, mas todas as pessoas que dizem que o mundo está ficando chato com tantas cobranças sociais, está dentro da norma, é branco, rico (classe media que pensa que é rica), magro, hétero, homem...
 
Não que, não existam aqueles poucos alienados que ainda não se deram conta de sua realidade e então reforçam o couro da opressão, simplesmente para alimentar o impulso de fazer parte do meio dominante, mas vejam só, quantas gordas você já ouviu falando que adora as piadas sobre como seu corpo é feio e disforme, quantas gordas você já ouviu dizer que  quer ouvir muitas risadas quando ela passar?
Quantos negros adoram passar por situações  de racismos, ser perseguidos por seguranças?
Quantos Gays e lésbicas querem ser surrados, passar por estupros corretivos, só pelo bem da sociedade conservadora, ou para garantir as gargalhadas de quem conversa nas esquinas e diz que senão fosse preto a policia não batia, se não fosse viado não morria, se não fosse gorda não perdia o emprego, se não fosse gorda, não morria do coração.
Porque sim, as pessoas falam essas coisas rindo, e acreditam ser super normal achar graça de tudo isso.
 
Não, nós não somos obrigadas a isso e,  vamos fortalecer a militância no sentido de deixar claro que não somos seremos  humilhadas, não vamos achar engraçado, o tempo do silencio acabou, ninguém é obrigado a viver no cabresto, a passar por situações claramente descriminatórias, só para parecer legal, descolado, mente aberta,  aquela que ri de si mesma porque sabe que é só brincadeira....
 
Nos enxergamos como seres humanos é fundamental, mas se posicionar como tal também é, quando a gente se respeita de fato, não permitimos que o outros nos desrespeite, então vamos cobrar sim, das pessoas a nossa volta, dos familiares, dos colegas de trabalho, dos vizinhos e de quem quer que seja, do passageiro ao seu lado no metro, da moça na fila do pão, e do cara que faz piada em programa humorístico, porque humor não é pra causar dor em ninguém.
 
Chato mesmo é sofrer em silencio, sem deixar claro o que te incomoda, desrespeito não é você cobrar pelo que te doe, para dizer que está sendo apoiador da livre expressão, se desrespeitar para respeitar o outro não é correto, principalmente quando o outro está sendo inconveniente e maldoso, se ferir para ser aceito nunca é a resposta.
 
Correto mesmo é ir a luta pelos seus direitos, principalmente se impor para que você tenha orgulho de se mesma, enfrentar as pessoas que a gente ama é muito dificil, mas precisamos colocar o nosso repeito próprio em primeiro lugar, enfrentar pessoas que não conhecemos é menos complicado afinal, é só um estranho e você só precisa de uma coisa dele, distancia.
 
Sempre escolha fazer do mundo o lugar mais chato possível para defender que os humilhados tenham voz, para isso você não precisa ser agressivo, palavras claras funcionam bem, lembre-se que aquilo que não queremos pra gente não devemos dar aos outros, por tanto, ao mesmo tempo em que você luta para o fim da gordofobia, lute e respeite os negros, os homossexuais, os deficientes, os mais pobres, porque em quanto um for desrespeitados todos seremos.

Milly Costa 

Comentários