postagem original 3 de março 2017
Pois bem, vocês, leitoras aqui do Coletivo, devem esta se perguntando e nós com isso?! Rs. Esse atendimento inadequado tem sido observado por mim e tantas outras gordas desde que começou o boom do mercado plus size no Brasil. Vemos grandes, medias a pequenas marcas no mercado ter um comportamento desdenhoso e descarado com nós, público alvo. Por inúmeras vezes, entramos em lojas especificas para tamanhos grandes e nos deparamos com mulheres magras como vendedoras e pior; totalmente despreparadas para atender uma mulher gorda.
O atendimento no Brasil é considerado um dos piores do mundo, em 2016 o SEBRAE realizou um pesquisa onde foi apontado que a maioria dos micro e pequenos varejistas precisam melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor. Estamos bem distante de sermos considerados referencia em atendimento e, a cada ano que passa, apesar de ser amplamente divulgada a falta de traquejo na hora de praticarmos “o atender bem”, parece que as empresas têm cada vez mais deixado isso em segundo plano.
O tempo todo presenciamos risos, cochichos e troca de olhares com as coleguinhas, o assombro quando a blusa não passa nos nossos braços “já que é o maior tamanho da loja”, ou as observações e apontamentos em relação ao nosso corpo, ex: “Como você não tem bumbum essa calça deve servir”, “olha como seu quadril é muito grande esse short não vai caber”, “usa essa blusa aqui para disfarçar a barriga avantajada”. Gente, eu poderia passar horas aqui relatando os absurdos diários que ouvimos de pessoas despreparadas e que os corpos não se assemelham em nada com o nosso.
Falta respeito com as consumidoras, falta conhecimento, falta empatia ao sentimento que a gorda tem ao entrar em uma loja que se diz para ela, mas não encontra seu tamanho. Nenhuma gorda se identifica com a magra que vocês contratam para nos atender em lojas físicas. Um dos maiores erros de uma empresa é não estudar o mercado para entender o público alvo. Já não bastam esses tamanhos ridículos de EXGG que parece mais PP, a grade limitada e as campanhas com a ‘gorda padrão’ ainda somos submetidas ao ultraje que se tornou ir a uma loja comprar roupas.
É descabido o atendimento da vendedora que veste 38 para uma pessoa que veste 58, esta, inevitavelmente, fica dando pitaco sobre o que fica ou não bom no corpo de uma gorda. Por fim, uma dica de Marketing para as marcas Plus Size: criem identificação do público alvo com a marca de vocês, seja nas campanhas publicitarias, seja nas vendedoras que nos atendem.
ADM-Rose Oliveira
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