Pega Seu Preconceito Linguístico e Senta, Agora Vou Te Ensinar Umas Coisinhas

Postagem original 2 de setembro de 2016


Porque é tão interessante para a população desqualificar alguém baseado na maneira como esse alguém fala e escreve?
Não sei se você já se questionou isso, e na maioria dos vocês lendo esse texto, por serem inseridos na mesma sociedade que eu, acredito que não se questionou e pior, acredito que já aplicou com alguém em algum momento da sua vida esse tipo de opressão.
Preconceito linguístico, academicismo, elitismo, xenofobia.
Dos quatro itens listados, todos são motivos recorrentes de se tratar mal, alguém que não escreve ou fala de acordo com a norma que se entende como obrigatória, no momento em que se julga uma pessoa como burra, ignorante e se faz valer desse argumento para invalidar o discurso dessas pessoas, estamos cometendo opressão social sobre elas, não dando o direito de se expressar, simplesmente por acreditar que  você usuário da norma culta é superior aquela pessoa.
Acontece que em uma sociedade desigual como a nossa, todo e qualquer detalhe é utilizado como poder de dominação e, se encaixar na maioria possível de regras pré-determinadas para te socializar como individuo poderoso, é abocanhada para que você possa estar sempre acima do outro.
Então dizer a alguém que fala e ou escreve"errado" que a fala dessa pessoa é invalida, porque você sabe mais que ela, baseado apenas no fato da pessoa não falar/escrever de forma dita correta, sem avaliar absolutamente nada da vivencia e do conhecimento obtido pela mesma, é uma forma de se colocar mais poderoso que ela e então rebaixar socialmente aquela pessoa.
O discurso é sempre o mesmo:
- Vá estudar....
- Não discuto com quem não escreve certo
- Não sabe nem falar, como vou debater com você
- Burro, ignorante, vá primeiro aprender a escrever depois fala comigo
- Escrevendo desse jeito, não tem cultura nenhuma
- Quando você aprender a falar, e virar gente, a gente conversa
- Como você quer respeito se nem escrever sabe....
Eu poderia passar horas aqui escrevendo frases utilizadas para silenciar discursos super validos e reais, porque a pessoa cometeu os tais erros gramaticais.
Mais uma vez deixando claro para a sociedade que  A FUNÇÃO DA LÍNGUA É INFORMAR, se a mensagem foi passada de forma clara e com bons argumentos, esteja ela com erros de português ou não você e nem ninguém pode invalida-la para ter seu ego satisfeito.
O que é preciso ficar claro aqui, é que não importa o quão bem você escreva, o quanto de gramatica e norma culta você conheça, se você não tem argumentos validos sua escrita e fala podem estar dentro da ABNT, mas não vai valer de nada, usando uma linguagem bem cotidiana, a verdade é que saber encher chouriça não te torna inteligente, você apenas foi treinado para tal.
E ainda que você muito arrogante com seu olhar "superior" sobre os demais mortais, com suas frases cheias de palavras difíceis e textos cheios de virgula, não se tornará menos ignorante, a palavra que você usa para definir aqueles que por variados motivos, escrevem e falam de maneira considerada errada, é utilizada também para te definir quanto ser humano, de conhecimento limitado sobre os motivos que fazem uma pessoa escrever ou falar errado.
Um gama de motivos bem variados fazem com que o cérebro humano não consiga desenvolver as funções de escrita correta, são os chamados distúrbios de aprendizagem, o que não significa que uma pessoa que escreve errado não frequentou a escola, que ela não é inteligente, ou muito menos que ela não tenha capacidade cognitiva igual ou superior a sua e isso precisa ficar claro, porque não tem ninguém falando sobre isso.
Disgrafia, Disortografia, Dislexia, Déficit de Atenção, Distúrbios  Psicomotores, Audição deficiente, Níveis de Visão alterada, Depressão, Distúrbios de Ansiedade são apenas alguns dos motivos mais conhecidos para fazer com que um ser humano possa ter sua escrita e ou fala que fogem ao conceito normativo.
E no momento em que eu digo conhecidas, sei que você muito inteligente e de escrita perfeita, que sai por ai inferiorizando os demais, não faz ideia da existência de nem duas dessas causas citadas, porque a sua viseira limita seu cérebro a acreditar que um individuo só precisa frequentar a escola para ser um mestre em português.
Sua crença absurda, errada e burra de que é preciso saber a diferença entre mais e mas, para ser o dono do picadeiro, só te faz parecer mais palhaço que qualquer outro ser humano.
Por tanto além de escrever bem, leia e estude você também , isso ajuda muito na hora de apontar defeitos alheios, te dando conhecimento para não falar absurdos, quando você diz que não vai discutir com alguém, porque ele escreve errado, você na verdade está se calando porque mesmo escrevendo errado aquela pessoa tem dez vezes mais conteúdo para embasar os próprios argumentos do que você fera do português tem.
OBS: Esse texto vai estar cheio de erros gramaticais e ortográficos, dos mais absurdos aos mais simples, afinal ele foi escrito por uma Disgráfica muito orgulhosa da sua condição.
 Milly Costa

Comentários