Sentir-se Gorda Não é Ser Gorda

Postagem original em 9 de outubro de 2015


Tem um rio de coisas que não são ditas nos blogs e páginas direcionados ao gordo, porque pode ofender alguém. Bem, se pensarmos que de alguma forma, mesmo que por uma leitura errada, alguém sempre sairá ofendido, é melhor falar que fingir que não tem nada errado acontecendo.
Antes de mais nada queremos explicar uma coisa, você pode se sentir gorda, mas isso não vai fazer de você uma pessoa gorda.
Tendo isso em mente, vamos avançar dizendo que, a "sociedade" pode te ler como gorda, a mídia te diz que, se você não pesar 42 kg, você é gorda, mas isso não existiria, se você não comprasse esse discurso.
O problema do magro, que pensa que é gordo é, que ele compra e positiva o discurso de que é gordo, apenas por não ter ossos aparentes no corpo.
Não queremos ser grosseiras, ou te julgar, nós sabemos que varias pessoas, já fazem isso em massa por ai a fora, mas é uma coisa simples que você precisa entender. Quando alguém te diz você é rica, você não se sente rica, ou fica rica instantaneamente, mas quando  alguém diz que você é gorda você "aceita" para em seguida poder rejeitar essa condição de "gorda"?

É assim que funciona, as situações te mostram que você não é uma pessoa gorda, o espelho também te mostra isso, mas a estética te diz que você é gorda, então, mesmo sabendo que você não é, você se sujeita a dizer que sim, para ter um motivo de desvalorizar a si mesmo e ao verdadeiro gordo, o gordo propriamente dito, a gorda que não é igual a você, e mesmo você que se denomina gorda, fala mal, dizendo que nunca quer ser gorda igual a ela.

Nós realmente entendemos que todas as mulheres, todas mesmo, sem exceção, são submetidas a gordofobia, porque caso você não saiba, exigir o padrão magro para toda mulher, é gordofobia, então até mesmo essa sua mania de se sentir gorda é um dos viés da gordofobia.
E não estamos falando das menos gordos, aquelas que são chamadas de gordinhas, o que está sendo dito aqui, é que mulheres de qualquer peso, ou tipo de corpo que não seja um padrão passarela, passaram a ser gordas por definição ao que não é magro e, isso tem prejudicado imensamente o gordo.
Quando se cria esse padrão do gordo que não é gordo, imediatamente, o gordo real, é duplamente excluído, porque acaba não se encaixando, no que seria o tipo de gordo "aceitável", o tipo de coisa que já se vê sendo feito de maneira comum no mundo plus size, então nós temos o magro que é gordo, o gordo plus size, e o gordo gordo que não se encaixa em nada disso, é a exclusão da exclusão sobre o  nosso corpo.

Você não pode simplesmente se sentir gordo e, querer falar para gordas, falar sobre gordas e invadir nossos espaços de atuação.
Motivo mais simples do universo, você não é gorda, você pode ser chamada de gorda, por um ou outro alienado social, que acredita que chamar uma mulher de gorda é a pior das ofensas do mundo.
Mas você não sabe, não conhece e não passa pelas nossas vivencias.

Fato que te impede de sentir as coisas que sentimos, fato que te impede de saber o que nós passamos, fato de você não entender, porque temos problemas para encontrar roupa, fato que te impede de entender porque reclamamos do atendimento das lojas, fato que te impede até de entender, porque precisamos escrever um texto como esse, para te explicar, o porque você não pode simplesmente se sentir gorda.
Não estamos aqui para definir quem é gordo e quem é magro, isso só cada um pode fazer, mas estamos aqui para dizer que fazendo isso, você desqualifica uma luta, desqualifica um grupo inteiro de pessoas que estão brigando por respeito e melhorias em sua qualidade de vida.
Porque na hora de usar a palavra gordo como xingamento, você não se sente gorda e, não pensa duas vezes para fazer isso, na hora de apoiar as campanhas, de visibilidade do gordo, você se nega a participar e, diz que gordo deveria ir cuidar da saúde pra não morrer de diabetes, na hora que alguém diz nossa que mulher bonita e você diz, aquela gorda, nunca foi bonita, VOCÊ não se sente gorda!
Então, não desrespeite a nossa causa, aprenda a lidar com o que acontece ao seu redor, inclusive com você mesma, não é o movimento gordo que vai te dar diretrizes, porque as coisas que lidamos no movimento gordo, está completamente distante da sua realidade, o que você precisa é de uma dose de feminismo, é encontrar grupos de mulheres, que te ensinem a se sobrepor a simbologia estética, a ter autonomia do seu ser, deixe o movimento gordo, ensinar as gordas, que elas são tão maravilhosas como qualquer outra mulher, tendo ou não mais dígitos na balança. Apenas deixe o movimento gordo lidar com as gordas.

Você sabe que não é gorda, porque quando uma gorda passa você diz; nossa como ela é gorda, mas quando olha sua barriga e acha ela grande diz: estou gorda.
Você sabe que não é gorda quando compra roupa até no supermercado, mas quando come um pudim diz; vou ficar mais gorda do que já sou.
Você sabe que não é gorda, quando está de biquíni na praia com suas amigas, mas diz que parece gorda quando está sentada e sua pele se curva, o que é apenas um movimento natural do músculo do corpo, mas que você chama de ser gorda.

Então simplesmente para de ser gorda quando é conveniente, ser gorda não é estado de espirito, não é sua barriga estufada, ser gorda não é ruim, não é ser infeliz, não é ser comilona, não é fazer algo abobalhado.
Ser gorda é apenas ser, um ser humano com mais tecido adiposo no corpo
Apenas Pare, ame seu corpo como ele é, sem desculpas, sem medos, desconstrua essa necessidade de ser isso, ou aquilo que alguém disse para você, apenas pare.
Fim de Papo.
MIlly Costa
#GordasLivres
Para Criticar, Reclamar, Dar dicas, Sugestões de Temas, Pedir ajudar, ou dar apenas um oi o nosso e-mail é gordaslivres@gmail.com

Comentários