Você treina tanto para vencer o que?

postagem original 29 de março de 2017


Hoje eu tenho treino...
Qual é a medalha, a finalidade, o premio, a necessidade?
Você deveria treinar...
Porque, para que o que eu ganho com isso?
Seu corpo vai melhorar, você vai ficar mais bonita, vai ter condicionamento físico, vai ser mais feliz, vai aguentar andar, respirar melhor, sua pele vai brilhar mais, você vai gostar mais de você, as pessoas vão te elogiar mais, você vai poder fazer tudo que você quer....
Serio mesmo tudo isso?
Então você para olha para o seu corpo e só pensa eu não te reconheço, não te entendo eu não te mereço, quero ser mais quero apreço.
Quem não entende, mente se ressente, finge não se faz presente, evita se cala é decadente.
Execício, dieta, andar de bicicleta, nada de bisteca, não ser incompleta, ter corpo de atleta... Socorroooooooo 
Tem que correr, tem que malhar tem que suar, malhar a barriga fazer musculação, pra não marcar as dobras na roupa, pra não ter nada saliente na foto, para a barriga parecer negativa, para a tal gordura maligna ser perdida, queimada eliminada, tem que treinar, treinar na academia, treinar na praia, treinar no trabalho, treinar , pra não perder o treino, treinar pra que competição mesmo? há a do corpo perfeito, que nos julgam como imperfeitos, onde atacam seus próprios corpos por verem defeito, numa mentalidade onde ser humano é o maior defeito.
Bombardearam minha mente, olha que inconsequente, bagunçaram minha estrutura em nome da ditadura, me disseram que o que eu precisava era parecer magra, e agora quem me segura, estou tonta de amargura, me mandaram comer semente, quase quebrei meu dente, até meu sorriso está fosco e a quem peço socorro, eu acreditei que erra real. que tudo seria normal, que eu só precisava do treino pra poder ser um ser social.

Ora, mas e agora, o que acontece comigo, perde todos os quilos, continuo me sentindo sem nada, cade o tal brilho, eu me sentindo melhor, mais forte, mais amada, mais apreciada, eu nunca respirei mal, nunca fui desleixada, sempre tive brilho, força de vontade e determinação.
Hoje recebo mias elogios é só não sei qual deles é de verdade, se é inveja ou pura vaidade, de dizer que eu melhorei, pra não perder o estrago que me fez,  perder dez quilos em um mês a proposta do treinador, academia não da saúde, e nem traz felicidade, olha só o meu caso, perdi mais de trinta quilos e cade a felicidade?
Cade toda aquela alegria e bem estar que me falaram, cade a harmonia, a paz interior, as pessoas me amando e eu sendo melhor, cade toda a magica que não aconteceu, minha barriga diminuiu, meu rosto afinou, minha coxa se torneou, meu corpo mudou a sociedade não, continuo com medo do das mesmas coisas que eu tinha antes, continuo insegura como eu era antes, continuo sendo cobrada como eu era antes, continuo incomodando e sendo incomodada como era antes, primeiro era para emagrecer, agora para me manter, depois pra não me perder, e minha vida continua vazia, controlada quebrada,  a quem eu  processo agora,  de quem eu cobro o paraíso da paz de espirito  que não chegou junto com a magreza, muito menos a minha beleza, me olho e penso eu não sou a mesma e continuo infeliz.
Esse texto não é sobre não se exercitar, esse texto também não é sobre um estilo de vida de quem resolveu que malhar é a perfeição de viver, esse texto é sobre a cobrança que te fazem, as ideias que te vedem e perincipalmente é sobre as coisas que não te contam.
Que o problema não é seu corpo corpo gordo e sim o controle que a sociedade sempre vai ter sobre o como você deve se sentir, como nunca vai estar bem o suficiente, bonita o suficiente, o suficiente, magra o suficiente, e como ter e fazer todas as coisas que te cobram, não muda o como você se sente em relação a você mesma.
 Milly Costa

Comentários